Dicas

PNEUS

Pneu reaproveitado é aquele que depois de usado pode ser reformado desde que sua carcaça se apresente em perfeita condição.
Várias são as formas pelas quais ele pode ser reutilizado:

RECAPAGEM
Processo por meio do qual substitui-se a banda de rodagem, ou seja, à parte do pneu que toca o solo.

RECAUCHUTAGEM
É a substituição da banda de rodagem e de seus ombros, ou seja, à parte que une a banda às laterais.

REMOLD ou REMOULD
Consiste na reforma do pneu de talão a talão, onde além da substituição da banda de rodagem e dos ombros, toda a superfície dos flancos (laterais) é substituída.

O processo de reforma do pneu de talão a talão ( REMOLD ) não permite ao consumidor saber a origem da carcaça, tendo em vista que toda a superfície original – tanto a lateral quanto à parte que toca o solo – é raspada e coberta.

Eliminando desta maneira todas as características e informações de fabricação do produto, pois visualmente ele passa a se confundir com um pneu novo.

Ficando sem saber também sobre o grau de fadiga ao qual o pneu foi submetido na sua primeira vida.

Outra questão: - ao comprar dois pneus REMOLD pode se estar adquirindo pneus de marcas diferentes. E, como cada fabricante tem sua própria receita do produto, um utiliza mais nylon, outro mais poliéster, outro mais aço conclui-se que cada pneu tem uma origem, uma história diferente de vida anterior.

Tudo isso representa no final, um enorme ponto de interrogação no que se refere à segurança e à confiabilidade desse tipo de produto.

Um pneu reformado pode chegar a custar 60% do preço do produto novo, mas certamente não compensa os riscos embutidos na compra.

ECONOMIZAR É IMPORTANTE, MAS SERÁ QUE GASTANDO UM POUCO MAIS, A LONGO PRAZO ISSO NÃO PASSARÁ A SER MAIS LUCRATIVO?

Um pneu novo é mais caro? SIM, certamente que é mais caro.

O motivo no entanto, é a QUALIDADE. Obviamente quando se utilizam técnicas e materiais de melhor qualidade, os custos sobem. Mas, é preferível uma qualidade superior a ter que efetuar substituições a prazo inferiores e com riscos maiores, não é?

 
 

 
Copyright © Pitinin Mecânica e Auto-Elétrico - Todos os direitos reservados. | by Fabian Ramos